unheimlich

heimlich
VENCENDO A INÉRCIA COM O MÍNIMO DE MOVIMENTO

Parque Estadual de Ibitipoca e o Arraial de Conceição de Ibitipoca

>> 31 de jan. de 2009


O Parque Estadual de Ibitipoca se enquadra na definição de museu. Essa mesma definição de museu do Conselho Internacional de Museus (ICOM), inclui ainda jardins botânicos e zoológicos pois são instituições que atuam na preservação, comunicação e pesquisa do patrimônio, tomado em sua ampla concepção: natural e cultural. http://icom.museum/



Situado no Estado de Minas Gerais, na Zona da Mata, próximo às cidades de Juiz de Fora e Lima Duarte, o Parque foi criado em 1973. Possui ao todo 1.488 hectares e está organizado em diversos circuitos. A entrada de visitantes é paga e o Parque dá desconto para estudantes. Por dia é possível o ingresso de 300 pessoas sendo que no final de semana a circulação dentro do parque é permitida para até 800 pessoas.




O arraial próximo, Conceição de Ibitipoca, abriga o turismo do Parque e possui infra-estrutura variada, de pousadas a campings e casas que podem ser alugadas. Também há no arraial bares, restaurantes e lojas para comércio de artesanato produzido no Estado de Minas, principalmente tapeçaria (tecelagem) e esculturas de madeira. Eu adquiri dois objetos decorativos: um pinguim e uma "comquem", galinha da angola (seres pelos quais tenho um interesse especial). O preço foi justo e o artesão que nos atendeu foi bastante atencioso e conversado.






Em nossa ida ao Parque, nas festas do final de ano, o tempo estava chuvoso e frio. Esse clima tornou agradável o passeio pelo arraial de Conceição de Ibitipoca que abriga duas capelas. Esta abaixo é a Igreja Nossa Senhora do Rosário datada do século XIX.




Um das capelas estava certamente fechada e até hoje não sei a quais santos elas estão dedicadas ou quais imagens sacras abrigam, ou até mesmo se abrigam. Mas são exemplos de uma arquitetura religiosa do interior, igrejas e capelas delicadas e singelas, casas de oração que são comuns em pequenos povoados e fazendas. Abaixo é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, cuja data de construção é do final do século XVIII, mais precisamente 1768, segundo as informações do saite http://www.ibitipoca.tur.br/




A distância entre Conceição de Ibitipoca e o Parque é de aproximadamente 3 km. A sinalização da estrada, atualmente calçada, é um aspecto interessante. A placa que chama a atenção para a presença de animais silvestres cruzando a pista é um dos primeiros sinais sobre a preocupação com a informação para os visitantes, aspecto crucial para a preservação do Parque.
























Um outro aspecto da preservação é a realização da coleta seletiva do lixo trazido pelos visitantes.











As fotos que tiramos do Parque apenas poderão dar uma noção aproximada da beleza daquela paisagem, sobretudo naquele clima fechado, chuvoso e nublado com o qual nos deparamos nesta visita no final do ano de 2008.



Abaixo, uma foto da Ponte de Pedra, no circuito das águas. Tentei traduzir a luz e a sensação do local. O som da água era razoavelmente alto, devido ao eco criado pela pedras.









0 comentários:

Minha lista de blogs

Seguidores

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP